Tour em Bocaiúva do sul #4


Bocaiúva do Sul


Bocaiúva do Sul é um município brasileiro do estado do Paraná, pertence a região do Vale do Ribeira. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 12 755[3] habitantes, configurando como o 177º mais populoso do estado.

O nome do município é em homenagem ao republicano Quintino Bocaiuva, jornalismo e político. Etimologicamente o termo "Bocaiuva", origina-se do tupi "mbocaya-üb", que denomina a palmeira Acrocomia sclerocarpa.

Bocaiúva do sul/Paraná

Depois de receber um convite para pedalar e conhecer de perto Bocaiúva do sul, ainda fiquei receoso, afinal, sempre ouvi que as trilhas presentes naquelas terras eram "brabas" e apenas MTBs muito bem equipadas poderiam transpor seus obstáculos, mas... vamos que vamos.

Arquivo GPX da trilha



O que esperar deste percurso


Apesar da propaganda de trilhas excepcionalmente técnicas, que exigiriam o máximo de desempenho do equipamento de MTB (suspensão e pneus muito bons), o trecho que me foi apresentado não difere muito dos terrenos já percorridos pela minha antares em terras paranaenses. É possível realizar este percurso todo com uma bicicleta gravel, aliás, o percurso é marcado justamente pela presença intensa de pedregulhos e pedrinhas soltas... Mas, vale lembrar que bocaiúva do sul é enorme e a possibilidade de percursos é muito grande.

Não há pontos de apoio como lanchonetes, confeitarias, padarias e afins; porém, há muitas fazendas e casas pelo caminho, acredito que ninguém negaria um copo com água ou um "bom dia" caso necessário. É possível catar muitos pinhões (muitos mesmo) e caquis no caminho também, então... quanto fome ou sede não há o que temer.

Pedras e troncos

pé de caqui

Devido ao comércio intenso de cimento e madeira de reflorestamento, o fluxo de caminhões é intenso e como acontece em boa parte dos interiores brasileiros, não tem presença de acostamento e como não poderia deixar de acontecer pedalamos pelo asfalto com trafego de caminhões e carros "tirando fino", nada de anormal na vida de um ciclista...

Caminhão tirando fino?... Claro! Não pode faltar! Um tesão

Se fosse um bar, e o garçom perguntasse: "vai uma dose de subida?", responderíamos: "claro, uma dose tripla". Tem muita subida pelo caminho, aparentemente todas reunidas em um único trecho final, passamos os últimos quilômetros apenas subindo, mas a inclinação é muito suave e não deixa de ser um excelente treino para panturrilhas e cadência; no final, ainda somos agraciados pela vista das colinas.


Pontos de Apoio ou descanso


Como já dito, não tem bares ou lanchonete no meio do caminho para realizar um reabastecimento, esteja preparado com barras de cereais e bastante água.

Quer pedalar conosco?


Me envie uma mensagem ou um e-mail, que conversamos melhor. Bom pedal a todos.

Mais fotos do percurso






Comentários

Postagens mais visitadas