Rosa peregrina: Caixa de direção



Caixa de direção é aquela peça encarregada da ligação entre o quadro, guidão e avanço, não entendeu? Pois é, muita gente só passa a conhecer sua existência e de sua importância depois da aparição de algum problema e é normal haver uma certa aura de confusão redor deste item.

Caixa de direção atual da minha Antares

A caixa de direção evoluiu para tentar substituir esta geringonça da figura abaixo, tornando a regulagem, durabilidade, estabilidade muito melhores, ainda de quebra, ajudando a vida dos mecânicos, pois pensem na trabalheira que era regular esta coisa:


Aheadset x Rosca


Por curiosidade, algumas pessoas chamam a caixa de direção de aheadset, mas na verdade, aheadset é o sistema utilizado, sem rosca coma espiga do garfo lisa, para ligar o conjunto quadro, garfo, guidão; aheadset também é o nome da marca que ficou famosa e acabou dando nome ao produto (como xerox, leite moça...). Já o sistema antigo é comumente chamado de rosca, com a espiga do garfo contendo rosca em sua ponta.

Porque a preferência de uso aheadset? Porque no caso da mesa/garfo de rosca, você precisaria andar com uma chave de boca de 34mm de largura. Um verdadeiro trambolho. No Aheadset você resolve tudo com uma simples chave allen.

Como não existe um padrão na fabricação de quadros e o mundo do ciclismo precisa estar sempre se reinventando e vendendo novidades, foi mais que natural que surgissem vários tipos e tamanhos de caixa de direção.

Sistema Aheadset, sem rosca. Tudo preso com um parafuso allen


Standard (padrão)


Esta corresponde à medida de uma polegada (1"), geralmente são encontradas em bicicletas mais "pebas", antigas ou inferiores. Como era de se esperar, são encontradas nas "bicicletas de supermercado", algumas ainda utilizam o sistema de rosca e porca e contra-porca, deixando o sistema inteiro muito sujeito a folgas e irregularidades, este é o barato que sai caro, por isto não consideraria indicar uma bicicleta assim como entrada para quem está começando a pedalar. É possível trocar o sistema de rosca por um aheadset, que é mais seguro e menos sujeito a desajustes, ainda assim, seria uma "gambiarra".

Over (maior)


Esta corresponde a medida 1.1/8", é encontrada em muitas bicicletas de entrada e intermediárias. Utilizada em espigas de garfos maiores, já possuem estabilidade e regulagem melhores que o sistema standard.

Mega over (maior ainda)


Corresponde a medidas 1.1/4". A espessura da espiga do garfo utilizado nesta caixa é a mesma da medida over (1.1/8"), porém, com maior espaço no headtube, há a possibilidade de rolamentos ou colar de esferas dentro da caixa de direção. Algumas pessoas inclusive chamam de caixa de direção integrada.

Cônica (tapered)


Esta é a medida mais "moderna", imita o formato de um cone e com isto, aumenta absurdamente a resistência e a estabilidade de todo o sistema, na parte superior, a medida continua como as outras, porém, na parte inferior ela alarga, transformando-se em 1.5". O preço, assim como outros atributos aumentam largamente também.

Espiga cônica e espiga reta respectivamente


Colar de esferas x rolamentos


Ambos fazem o mesmo serviço que é girar em torno do próprio eixo. É importante frisar que aqui existe a polêmica do "qual o melhor"; infelizmente não é possível dizer com precisão, pois existem rolamentos ruins que acabam sendo bem piores que colar de esferas e colares de esferas tão bons que eventualmente acabam sendo melhores que muitos rolamentos, MAS de modo geral (o que não é regra), rolamentos tendem a ter qualidade e durabilidade superiores; inclusive, a diferença de preço é muito gritante entre uma e outra.

Colar de esferas
Rolamentos

Minha escolha


Por via das dúvidas, escolhi uma caixa de direção FSA Orbit Over 1.1/8" com rolamentos. O sistema cônico apesar de apresentar muitas vantagens, é mais direcionado para competidores, o que não é o meu caso.




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