Bebop e a lição do passado mal resolvido
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"Em 2071 os humanos terão expandido as fronteiras da sua habitação. Um acidente com a lua causou um acidente de proporções colossais na terra; os que sobreviveram vivem em outros planetas; o espaço e outros planetas foram desbravados, mas cada um ainda guarda suas peculiaridades, suas histórias e seus segredos.
A tecnologia passou, a era das telas passou, mas... o ser humano continua o mesmo; as histórias de suas vidas continuam marcadas por seus dramas, alegrias, aventuras, perdas e ganhos, afinal das contas, tudo se resume a como lidamos com nosso passado."
Esta é a premissa do meu anime preferido, Cowboy Bebop (de 1997 com direção de Schinichiro Watanabe). Já aviso que tem bastante spoiler, e se você não quer perder a experiência da surpresa, assista o anime primeiro.
E a primeira pergunta que nos vem à mente é: O que é um cowboy pra início de conversa? A segunda, o que é Bebop? Bebop é a nave espacial que transporta os personagens e apenas isso mesmo.
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Bebop |
A figura do cowboy surgiu nos cinemas, no estilo cinematográfico do faroeste: Um homem errante; com vida marcada pela busca de vingança ou uma luta sobre seu passado inglório; se sustenta caçando recompensas, é solitário por causa de suas luas pessoais.
O anime abre com Spike e Jet, caçadores de recompensas, como no mundo real, as vezes ganham e as vezes perdem, aliás, não é um estilo shonem e muito menos uma história clássica de herói, logo, não aguardem cenas bizarras de escalonamento de força, cenas de ação mal feitas e muito menos milagres acontecendo; trata-se de um excelente retrato da vida humana.
De início, pouco sabemos da vida de Spike e Jet. Notamos que eles já são muito experientes, mas não são imbatíveis; são bons no que fazem, mas como qualquer ser humano, as vezes falham também; ambos possuem características de identidades particulares, gostos e necessidades próprios; ambos também têm um passado não revelado, nebuloso e obscuro.
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Descobrimos a passos de tartaruga que Spike parece ter vivido e perdido um grande romance, ao mesmo tempo em que sobreviveu a alguma tentativa de assassinato. Descobrimos também que Jet já foi um policial que abandonou a corporação após uma emboscada. Nada muito revelador.
Posteriormente, mais três personagens integram a narrativa, Faye, Ein e Ed:
Faye, sofre de amnésia. É mostrado que ela estava em uma viagem espacial quando ocorreu um acidente com sua nave; seu corpo é preservado congelado por quase 60 anos; depois de curada, ela ainda tem que lidar com as despesas médicas (achou que o capitalismo tinha acabado mesmo? kkkkkkk), sem muitas opções, acaba se tornando uma ladra, trapaceira e caçadora de recompensas. Se junta ao bando apenas por interesse.
Ed, uma criança hacker de gênero não binário (isso em 1997 meus caros), vive sozinha em um deserto e não sabemos absolutamente nada dela; achou legal a possibilidade de se juntar ao bando e é isso, simplicidade é seu traço mais marcante.
Ein, um cão superinteligente criado como experimento genético, é o único que sabemos o passado.
Percebam então que apesar da premissa de futuro, naves espaciais e tecnologias avançadas, na verdade o anime trata de pessoas se unindo para fugir de seus passados não resolvidos.
Passado de Jet
Jet retorna para seu planeta de origem e acaba por encontrar sua ex-esposa. Ele tinha como expectativa "consertar" o passado, mas descobre que isto já não era mais possível, sua ex-esposa mesma diz que a vida seguiu em frente depois dele, o tempo passou e ela não ficou parada esperando que ele retornasse.
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O simbolismo desta cena é devastador. Jet mostra um relógio parado, este pertencia a sua ex-esposa; ele guardou o relógio, mesmo depois que parou de funcionar. De alguma forma ele criou a ilusão que seu passado ficaria ali, parado e imóvel assim como o relógio. Sua esposa já não lhe quer mais, ela já está com outra pessoa.
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Jet entende que no fim das contas, só lhe restava seguir para frente. Em outra cena, vemos Jet sereno em frente ao mar, onde decide jogar fora o relógio parado, como quem jogasse fora o passado que tanto lhe atormentava.
Passado de Faye
Em um dado momento, ela encontra algumas "fitas VHS" (pouca gente ainda sabe o que é) que narram seu passado (Faye tem tanto medo de descobrir quem é que reluta em ver os vídeos e foge até não conseguir mais). A mente de Faye é invadida por todas suas memórias e lembra aonde morava; ela então tenta retornar à sua antiga casa, mas ao chegar lá, encontra apenas destruição.
A sequencia desta cena é uma das melhores do anime, silêncio angustiante seguido da música call me call me ao fundo (AMO DEMAIS). Composição da lendária Yoko Kanno e execução de Steve Cont. É de fazer chorar.
Faye decide retornar para a Bebop, onde estava apenas por interesse; ela descobre que já não tinha para onde ir, o passado ficara para trás.
Jet e Faye entendem que não poderiam viver presos ao que já passou. Faye retorna à bebop e aceita seu novo lar, vive a perda e o luto de todos seus entes e amigos mas continua seguindo em frente. Jet se livra do relógio e volta à bebop e aceita sua nova família. Spike toma outro caminho.
Passado/destino de Spike
Descobrimos que Spike fazia parte de uma organização criminosa e decidiu fugir com sua paixão, Julia. O que Spike não sabia era que Julia havia sido ordenada de matar Spike; coisa que ela não foi capaz de fazer e desde então vive como uma fugitiva. Spike consegue sobreviver forjando a própria morte.
Apesar de bem sucedido em sobreviver, Spike perde um de seus olhos e coloca uma prótese de vidro, nas definições dele mesmo, enquanto um de seus olhos consegue ver o presente, o outro é virado para o passado e sempre lembra aquilo que ele teve que deixar para trás. É o homem dividido entre o que é e o que foi.
Spike reencontra-se com Julia e assiste esta ser assassinada na sua frente. Ele decide então, acertar as contas com o líder da organização criminosa e mandante dos assassinatos tanto dele quanto de Julia, Vicious.
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Há ainda uma brecha para mais simbolismos, no meio do anime, aparecem dois "índios", um deles um shaman sabe-tudo e o outro, uma criança, que parece ser aprendiz. Tanto Vicious quanto Spike são almas infelizes que não conseguem crer no Wakantanka, uma entidade divida suprema, deus da eternidade e criadora de tudo que existe segundo o shaman.
O que o shaman indica é que tanto Vicious quanto Spike são infelizes porque se centram a suas questões do passado e não as entregam ao ser divino que poderia resolve-las e portanto, vivem infelizes buscando redenção apenas por suas próprias forças, ora fugindo, ora batalhando contra o assado mal resolvido. O olho de vidro de Spike é fixado no passado e não permite que ele siga em frente e viva plenamente o presente; Spike é escravo de suas pendências.
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Vicious, descobrimos, apesar de ser lider da organização criminosa, também não consegue deixar seu passado com Spike, também é escravo de suas pendências, são dois iguais lutando. O que eles não entendem é que o apego ao passado também traga tudo o que eles são no presente.
Certo de sua morte, Spike decide sacrificar o presente (e o futuro) para resolver o passado com Vicious. Depois de muito tiro, angustia e suspense, Spike sai da sala onde confrontou e matou Vicious, o lugar de seu olho de vidro está vazio e sangrando; ele caminha por uma escadaria com apenas um olho aberto, o do presente; Sorri como se finalmente encontrasse paz e cai indiscutivelmente morto no chão. Uma redenção através da morte.
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Passado de Ed.
Apesar do passado desconhecido, Ed é a única (junto com Ein) que vive apenas no tempo presente, talvez por isso, Ed. não tenha contas a acertar com o que passou. (o fato de ser criança também...mas ai deixa de ser tão romântico). Ed deixa a melhor lição de como viver, pois ela é como a água, apenas contorna as barreiras e segue em frente.
A lagosta da geladeira
Um dos episódios que parece deslocado dos demais é o da geladeira (episódio 11), porém, é um dos episódios mais simbólicos da série.
Jet vai até uma área bem pouco frequentada da bebop, encontra uma geladeira bem enferrujada e empoeirada e é mordido por uma espécie de bicho desconhecido; acontece que a mordida do tal bicho deteriora rapidamente a consciência da vítima e ela fica incapacitada. Ed propõe que seja um mutante que ataca as vítimas. Apesar do estado de Jet ninguém acredita na teoria da "coisa" que ataca repentinamente.
Spike e Ed decidem averiguar mesmo não tendo convicções, Faye decide relaxar tomando banho. Mesmo tentando relaxar, a "coisa" ataca Faye; Spike e Ed agora decidem caçar a "coisa" com mais vigor; o episódio fica então uma mistura de Ghostbusters com alien.
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Spike consegue chegar ao local da geladeira e tem um pequeno "flashback", ele havia pego uma lagosta e guardado na geladeira para degustar mais tarde, acabou esquecendo por MUITO tempo, visto que a geladeira já estava empoeirada, suja e enferrujada; depois disso, passou a acreditar na teoria do ser mutante que Ed havia proposto. A "coisa" ataca Spike também e não vendo outra alternativa, ele decide então concluir a abertura das comportas da Bebop para que a geladeira fosse jogada ao espaço como lixo espacial.
Ao final, Spike fala: "Não se deve deixar as coisas na geladeira. Essa é a lição".
Ora, o que seria a "coisa" que nos ataca quando estamos distraídos, tentando relaxar ou tentando concluir uma tarefa? Que tal o passado doloroso não resolvido.
Já fazia MUITO, MUITO tempo que gostaria de escrever sobre esta obra que vive em meu coração. Por esta época, a "coisa" me atacou e depois de uma certa incapacidade, pude me recuperar para retirar algumas coisas da geladeira, refletir e escrever.
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