Um pouco sobre: O cavaleiro preso na armadura

Falando em identidade, autoconhecimento e mudanças (e boas obras); deixo como indicação o livro de Robert Fisher: "O cavaleiro preso na armadura: Uma fábula para quem busca a trilha da verdade". Trata-se de um desses livros que te prende, traz ensinamentos e ideias para levar para a vida!


É a fábula de um destemido cavaleiro, ávido pelas batalhas, que queria sempre ser bondoso, gentil e amoroso. Era conhecido pela sua bela armadura que “refletia raios de luz tão claros que, quando o cavaleiro partia para a batalha, os aldeões podiam jurar que tinham visto o sol nascer no norte ou se pôr no leste”.

O cavaleiro queria tanto agradar que mesmo quando não havia batalhas, promovia o resgate de donzelas, mesmo quando elas não queriam ser resgatadas. Se você, assim como eu, pensou que o cavaleiro era um mulherengo, enganou-se, pois ele tinha esposa e filho, contudo, por estar sempre no campo de batalha matando dragões, resgatando donzelas, ou ainda, lustrando sua armadura, era um pai ausente e um esposo frio e impaciente.  Com o passar do tempo, o cavaleiro incorporou a armadura no seu dia a dia dificultando ainda mais a convivência com a família.

A esposa então resolve dar um ultimato e ameaça deixá-lo caso o cavaleiro não se livre da armadura. À sua maneira, ele acreditava que amava a esposa e o filho e não desejou perdê-los. Porém, ao tentar retirar a armadura, o cavaleiro descobre que ela está presa ao corpo, e nem o homem mais forte do reino foi capaz de retirá-la. Diante da possibilidade de perder sua família o cavaleiro embarca em uma grande viagem para se livrar da armadura.

Deixo aqui três lições retiradas da leitura do livro e os trechos que demonstram as lições:

  • Você não precisa provar suas qualidades para ninguém

"o cavaleiro parou abruptamente, compreendendo que vivera toda a sua vida de maneira a fazer com que as pessoas gostassem dele."

"Será que você estava tão ocupado tentando "vir a ser" que não podia desfrutar de "ser" simplesmente?"

"Se você era realmente bondoso, gentil e amoroso, por que precisava provar isso?"

  • Conheça a si mesmo(a), tenha consciência de suas emoções e escolhas; e lembre-se que sempre é possível mudar de caminho
"Quem sabe você sempre tenha considerado a verdade um insulto."

"Por que você sempre busca nos outros as respostas às suas perguntas?"

"Nós levantamos barreiras para proteger quem pensamos ser. Então um dia ficamos presos atrás das barreiras e não conseguimos mais sair."

"É preciso ficar sozinho para deixar a armadura cair."

"Como me conheço, posso conhecer você. Somos todos parte um do outro"
  • Ame a si mesmo(a), cuide de você em primeiro lugar e somente assim poderá ajudar outros

"Afinal de contas, não se pode agradar a todos."

"Como você pode tomar conta deles, se não consegue nem tomar conta de si mesmo? ? Merlin perguntou."

"A ambição do coração é pura. Ela não compete com ninguém e nem fere ninguém. De fato, ela o serve de tal maneira que serve os outros ao mesmo tempo."

"Pela primeira vez, viu sua vida com lucidez, sem julgamentos e sem desculpas. Naquele instante, aceitou plena responsabilidade por sua vida, pela influência que as pessoas tiveram sobre ela e pelos acontecimentos que a tinham modelado."

"Daquele momento em diante, não mais culparia ninguém ou qualquer coisa fora dele por seus erros e infortúnios. O reconhecimento de que ele era a causa, não o efeito, lhe deu um novo sentimento de poder."

Comentários

Postagens mais visitadas