Figueira centenária em Schroeder#13


Sabem aquele pedal que todos falam, mas que não te chama muito a atenção por ser "próximo" demais? Então, sem querer sair muito das zonas civilizadas, lembrei deste passeio e resolvi trilhar pra ver como que seria.


"Cartão postal de Schroeder, a figueira centenária, localizada em terreno particular no bairro Rancho Bom, possui grande relevância histórica e turística para a cidade. Por estar em propriedade privada, é preservada pela mesma família há quase um século.

A figueira centenária, com 25 metros de altura e 20,4 metros de largura, é pública e qualquer pessoa pode tirar fotografias a partir da rua. Mas, por pertencer a uma propriedade particular, para chegar perto da árvore é preciso se dirigir à casa e falar com a proprietária...

A árvore nem sempre está com sua copa preenchida, pois perde as folhas duas vezes ao ano. Para protegê-la, a família investiu aproximadamente R$ 5 mil, cercando-a de maneira mais eficaz.

"Durante muito tempo, com uma cerca menor, houve excessos por parte de alguns turistas. Marcas de canivetes, derrubada da cerca e lixo, principalmente latinhas, jogado dentro dos orifícios das raízes. Infelizmente, algumas pessoas não sabem que a natureza morre", destaca a proprietária.

Ela esclarece que cercar a árvore novamente foi necessário para manter o que ainda resta da Figueira. Parte da bela paisagem bucólica schroedense, a figueira centenária impressiona no tamanho e na variedade de plantas e bromélias que abriga."


Arquivo GPX da trilha

Arquivo GPX - Jaraguá - Figueira centenária em Schroeder



O que esperar deste percurso


Sem dúvidas é um passeio que indico para o ciclista iniciante que já dominou sua bicicleta e está querendo pedalar mais longe, além das ciclofaixas urbanas. Não há subidas e/ou descidas muito exigentes e isso facilita a vida de quem já tem um bom preparo físico, mas ainda não tem técnica ou resistência para coisas mais pesadas.

Coincidentemente, este percurso também faz parte do circuito vale dos encantos de cicloturismo e encontra-se bem sinalizado e com boa estrutura para pedalar; um grande porém são algumas partes sem acostamento e sem ciclofaixa, então... tenha um retrovisor e atenção redobrada. Felizmente o fluxo de carros é pequeno.

Ciclofaixa? acostamento?

Depois de entrar na cidade de Schroeder a ciclofaixa reaparece e dai em diante basta seguir as placas ou o GPS para sair da zona urbana.

Único caminho possível, não tem como se perder

Eventualmente o asfalto acaba e dependendo da época do ano o terreno pode estar seco, com bastante pedra ou molhado formando uma "quase lama", pneus com cravo e de largura 35mm pra cima são recomendados.

Terreno seco com poucas pedras, dei sorte!

Sem muitos caminhos para desviar, logo chega-se à tal figueira centenária.

Trecho final onde está localizada a figueira centenária

Pontos de apoio ou descanso


Por se tratar de uma rota muito próxima da zona urbana, existem muitos comércios onde é possível comprar coisas para comer e beber, mas minha recomendação é parar no posto que fica no início de Santa Luzia, tem boas opções no cardápio e preços convidativos.

Grau de dificuldade


Mamão com açúcar, quase não tem subida (tem apenas duas) e tem placas indicando o caminho, assim fica difícil se perder.

Recomendo para quem comprou recentemente uma bicicleta e já pedalou em toda a cidade e está procurando novos caminhos além daqueles onde a ciclofaixa pode levar. É claro que pela quilometragem, além da bicicleta e da vontade, também é preciso que o ciclista tenha preparo físico.

Mais fotos


Pôr-do-sol chegando suavemente


Pôr-do-sol chegando suavemente no início do inverno






Figueira centenária

Comentários

Postagens mais visitadas