Subida do Morro São Bernardo#11

Virada de ano... Em um cenário pandêmico e economicamente instável, chegar até aqui é bastante coisa; e para comemorar, o que seria melhor que encher a cara, aglomerar e distribuir/receber cepas de corona vírus e acordar com uma baita ressaca? Pedalar é claro!

Não qualquer pedalada é claro, mas seguindo o clichê, ano novo, vida nova; assim, surgiu a ideia de pedalar até outra cidade, acampar e pedalar de volta. O destino ficou entre o camping da cachoeira formosa e o camping do morro São Bernardo, optamos pelo segundo.

Equipamentos além das ferramentas e bicicletas:

• Barraca 2 pessoas
  • Muda de roupa para andar no camping e/ou dormir
  • Isolante térmico de alumínio
  • Lanches e petiscos (era para ter pizza, mas acabou sendo apenas queijo...mas isso é outra história)
  • GPS
  • Protetor solar
  • Celular

Peregrina pronta para mais uma viajem

Como deu pra notar, pouca coisa além do essencial, até porque não tínhamos mais do que isso para um camping, nada de panelas, nada de xícaras, cafeteiras portáteis, fogareiro ou talheres. Mas acredito que seja assim mesmo, a necessidade vai mostrando o que é preciso e o que dispensável.

Arquivo GPX do passeio

Mapa percorrido

Jaraguá do sul - Rio dos Cedros

Por se tratar de uma travessia de uma cidade à outra, este trajeto tem bastante asfalto, predominantemente nas partes planas e terra batidas em todas as subidas. Como de costume da região, as ciclofaixas levam até o final da zona urbana e doravante a passagem de carros vai diminuindo drasticamente até se chegar em outra cidade.

Fim da zona urbana

Fim de asfalto e início da primeira subida

A ideia foi sairmos do centro de Jaraguá do sul em direção aos confins do rio da luz e de lá subiríamos um morro; uma vez no topo, é possível decidir tomar um leve desvio rumo a Pomerode ou seguir pela estrada da Carolina, indo diretamente para Rio dos Cedros. Como nenhum de nós havia sequer ouvido falar da tal dona Carol, decidimos que iríamos desbrava-la.

Mirante da luz

Esquerda: Pomerode; direita: Rio dos Cedros

Para quem decidir ir para Pomerode, o caminho é de apenas descidas, mas para quem vai pela Carolina, ainda tem que encarar muito sobe e desce pela frente. Neste dia em particular, havia muito sol e calor, é altamente aconselhável uso de protetor solar.

Estrada Carolina

Início de ano e feriado... Já era esperado encontrarmos muitos lugares fechados, apenas postos de gasolina e farmácias estavam funcionando, mas Rio dos Cedros é tão minúscula que muito provavelmente não faria tanta diferença se estivéssemos escolhido outra data para viajar. Do centro até o pé do morro são poucos quilômetros e é aconselhável fazer uma pausa antes da subida.

Morro São Bernardo

Início da subida ao morro São Bernardo

Pedalar entre uma cidade à outra sempre nos permite ver coisas que jamais veríamos de carro, primeiramente por tomarmos caminhos preferencialmente afastados do grande fluxo de automotores; segundo pela desaceleração do ritmo da travessia. Pois bem, subir o morro São Bernardo não é tarefa fácil, ainda mais carregando um monte de tralha para acampar, mas o lento caminhar tem lá suas vantagens, paramos onde e quando queremos e por isso podemos deitar à sombra de uma árvore, visitar um rio ou tomar banho em uma cachoeira por exemplo sem se preocupar em atrapalhar o trânsito.

Descanso na sombra desta árvore

Pausa para verificarmos o quanto já subimos

Pausa para um refrescante banho de cachoeira, também pode

Depois da ponte acima, o caminho muda de paisagem, e somos cercados por hortênsias, as subidas ficam bem menos íngremes também, há mais árvores e sombras também. Como avisa a placa, o topo já está próximo.

Entrada do camping e última subida

Camping do Morro São Bernardo

Para quem quiser acampar no local (abaixo segue o contato e um vídeo do local), não tem site e precisa realizar reserva prévia, o camping conta com banheiros; churrasqueiras; áreas para lavar louça; área com mesas para refeições; tomadas de 220V espalhadas por todo o local e conveniência com água, gelo, carvão e cerveja.

É possível ver toda a estrada percorrida na pedalada e é possível também visualizar as cidades de Timbó, Rio dos Cedros e Indaial.

Estreia da barraca

Timbó e bem ao fundo, Indaial

Rio dos Cedros

Armamos a barraca de modo a enxergar o nascer do sol e este não nos decepcionou, segue uma sequência do amanhecer lá de cima:

Rio dos Cedros - Pomerode - Jaraguá do sul

Como aventureiros de primeira viagem na área de camping, não tínhamos nada para preparar um café decente, então optamos por seguir até Pomerode e de lá para Jaraguá do sul; este desvio tem bem menos subidas também.

Logo cedo, iniciamos a descida do morro, igualmente espetacular em paisagem e insuperável em velocidade, esteja com os freios em dia!

Parece montagem, mas é real

Em Pomerode, existem inúmeros cafés, lanchonetes, restaurantes, bares... enfim, cidade turística e integrante do famoso vale europeu; é uma excelente opção de descanso e apoio. Seguindo pela rota acima, saímos do centro de Pomerode em direção à Jaraguá do sul, e conforme avançamos, a civilização vai desaparecendo, até restar apenas árvores e terra batida.

Apesar de relativamente curta, a última subida para sair de Pomerode foi a pior de todas, a inclinação é alta e até o ato de empurrar fica difícil, soma-se a isso, peso da bagagem, cansaço e muito sol.

Até as sombras estavam fervendo, mas estávamos contentes.

Pra quem achava que eu nunca empurro a bike...

Depois de subir este ponto, chega-se à divisa de municípios e doravante só descida e terrenos planos e asfaltados; então começa tudo de novo, as residências vão ficando menos espaçadas, o asfalto aparece, o fluxo de veículos aumenta... enfim, cidade; felizmente existem ciclofaixas na maior parte deste caminho.