Estrada Jacu-açu e subida do molha#12

 

Se você já pôs os pés em Jaraguá do sul, a chance de ter ouvido as expressões "subida do molha" ou "morro das antenas" é muito grande; basta olhar em direção ao alto que já é possível ver as antenas no topo do morro por exemplo, sim, é um ponto notório na paisagem. Apesar de conhecidos pela população local, poucos moradores já se perguntaram o que há do outro lado desses "pontos turísticos".

Movidos pela curiosidade e pegando algumas dicas aqui e ali saímos para mais um pedal passeio. Cenários que lembram filmes enchem os olhos, belezas a perder de vista no horizonte, vilas bucólicas, exuberâncias que nos fazem esquecer do esforço da única porém grande subida do caminho.


Arquivo GPX da trilha

Arquivo GPX - Estrada Jacu-açu e molha invertido



O que esperar deste percurso


Diria que 50% asfalto e 50% terra batida e como mostrado no arquivo GPX, é um pedal que só tem uma subida, a do rio molha. Costumeiramente saindo do centro de Jaraguá do sul, o pedal segue em direção ao bairro ilha da figueira, onde por sinal se inicia a subida para o morro das antenas, mas aqui o objetivo é contornar o morro e não atravessá-lo.

Ciclofaixa na ilha da figueira

A ciclofaixa nos acompanha até a divisa de municípios Jaraguá do sul/Guaramirim/Massaranduba e conforme avançamos, o fluxo de carro cai drasticamente, dependendo da época do ano e do dia da semana, é possível pedalar sem perturbações automotoras.


Ciclofaixa da Figueirinha

Quase na divisa Jaraguá/Guaramirim

A ausência de ciclofaixa anuncia que saímos de Jaraguá

É difícil adentrar a região de Jacu-açu e não se surpreender com a beleza do local, morros e planícies se organizam para encher os olhos.




Mas alegria mesmo é quando o asfalto acaba, ai sim, o que já era muito bonito fica espetacular.

Flores

Plantações de arroz

Árvores coloridas

Planícies e serras a perder de vista

Uma estrada digna de visitação, não é à toa que faz parte do circuito vale dos encantos de cicloturismo. Apesar da beleza, o pedal ainda reserva mais surpresas... Lembram da única subida no caminho? Então, uma hora ela chega.

O pedal só tem uma subida... aquela ali

Apesar de parecer grande, a subida tem graus de inclinação bem variados e para um ciclista médio, é possível subir sem muitos sacrifícios e mesmo que não seja possível pedalar, quem se importa de descer e empurrar um pouco?



Uma curiosidade é que durante a subida existe a possibilidade de parar e tomar um bom banho no rio molha ou na cachoeira do rio molha; é uma curiosidade pois muita gente nunca ouviu falar destes lugares.

Início da cachoeira do molha

Vai um mergulho?

Toda subida tem um final e esta daqui é marcada por um mirante, é bom recuperar o fôlego pois logo vem uma GRANDE descida, toda em asfalto!

Mirante do molha

A placa já avisa... alta inclinação

Pontos de apoio ou descanso


Pesque e pague do Will
  • Fica antes do final do asfalto
  • Abre praticamente todos os dias
  • Não tem música de baixo calão (se teve, o volume deixou imperceptível)
  • Tem preços razoáveis
  • Boa variedade de sucos
  • Apesar de ser um pesque e pague, tem carne ou frango no cardápio também
  • Aceita cartão
  • Não tem bicicletário
  • Bastante fritura no cardápio
  • Wifi não funciona

Grau de dificuldade


Quer conhecer a estrada do Jacu-açu mas está em dúvida se consegue pedalar até lá?

Então, vamos começar devagar, exclua a subida do molha e volte pelo mesmo caminho. Pode pegar sua bike e o seu GPS pois o caminho é tão tranquilo que até uma criança de nove anos consegue chegar até o final dela



Mais fotos


















Comentários

Postagens mais visitadas