Contos e lendas da Bike: A Tartaruga e a Lebre

Aprenda a controlar melhor o seu metabolismo, com o conto da tartaruga e da lebre. Uma reinterpretação do clássico conto infantil.

Por Edu Cole (link original em: https://bikeelegal.com/2015/09/25/contos-e-lendas-da-bike-a-tartaruga-e-a-lebre/)


Lebre x tartaruga

Praticamente todo mundo conhece o conto infantil, em que uma tartaruga aposta uma corrida com uma lebre. Na história, a lebre acaba parando no meio do caminho, acreditando que tinha vantagem suficiente para um pequeno descanso, enquanto dormia a tartaruga passou por ela e ganhou a corrida

Mas poucos sabem por que a tartaruga ganha. Na verdade a lebre acaba “parando para descansar”, devido ao seu metabolismo ser acelerado, o que acarreta em uma vida mais curta, com mais pausas; já a tartaruga que possui um metabolismo lento, acaba por viver muito mais que a lebre, com muito menos pausas de descanso e por isso “vai mais longe”.

O metabolismo é determinante quando falamos de longevidade vital; por isso lebres, beija-flores, insetos, etc, vivem pouco se comparados com animais de metabolismos mais lentos como: a tartaruga, o bicho preguiça, ou as baleias.

Esse é um conceito muito utilizado por diversas artes marciais e técnicas de meditação; onde o praticante aprende a diminuir o ritmo da respiração e consequentemente dos batimentos cardíacos. O que pode significar uma qualidade de vida melhor, isso sem contar com a longevidade.

Diminuir o metabolismo pode representar uma melhora na vida, em vários sentidos, mas o principal deles é a diminuição dos níveis de estresse. Quem nunca ouviu a frase: “Respire fundo e conte até 10”? Apesar de ser uma ideia bem difundida, poucas pessoas realmente tentam se acalmar utilizando o conselho da frase.

Alguns argumentariam que preferem viver menos, mas com intensidade; do que viver mais, em um ritmo mais lento. Mas se essa intensidade for levada às últimas consequências, acaba debilitando o “exagerado”, diminuindo a qualidade de vida e o bem estar do sujeito. Assim como um ritmo lento demais, também pode debilitar. Portanto saiba dosar as intensidades e saiba controlar melhor seu metabolismo; basta prestar atenção na respiração.

Respire fundo e conte até 10…

Nota: não importa o momento, seja estressante ou não, respire que faz bem.

Comentários

Postagens mais visitadas