Lançamento da Ciclorrota Nascente do Iguaçu


Vários representantes de municípios da região metropolitana se reuniram no dia 9 de julho para o lançamento oficial da ciclorrota Nascente do Iguaçu (ou seria mais correto afirmar ciclorrotas?!) Contando com aproximadamente 259 quilômetros extensão passando pelos municípios de Pinhais, Piraquara e quatro barras.

A princípio parece um grande percurso assim como o vale europeu de Santa Catarina (cicloturismo no vale europeu catarinense), mas na realidade esta ciclorrota é dividida em rotas menores, que variam de 5,9 quilômetros a 42,1 quilômetros, estas rotas somadas, sim, somam os 259 quilômetros.

Em Pinhais as Rotas Menores são divididas em quatro: Cervejeira (9,9 km), Caminho das Águas (15,6 km), Ecológica (7,3 km) e Curitiba-Parque das Águas (5,9 km). Em Piraquara elas são cinco: Parque das Águas Piraquara (18 km), Mananciais da Serra (20 km), Túnel da Roça Nova (26,4 km), Colonização Trentina (14,2 km) e Morro do Canal/Aldeia (8,6 km). Já em Quatro Barras também serão quatro Rotas Menores: Montanhas (12,km), Caminho do Itupava (9,3 km), Graciosa Mata Atlântica (24,3 km) e Circular Quatro Barras (19,3 km).

Segundo o secretário de governo de Quatro Barras Marco Burk, “o roteiro não é apenas para os ciclistas ou corredores, e possui diversas opções de passeios, com características naturais, religiosas, históricas, gastronômicas, enfim, para todos os gostos”.

Apesar das rotas já serem conhecidas por quem pratica trilhas, a iniciativa de oficializar e estruturar a região não deixa de ser muito louvável, como afirmou o presidente da coordenação da região metropolitana de Curitiba, Gilson Santos: “O cicloturismo já é uma realidade e alternativa para diversos municípios. Temos que incentivar cada vez mais este tipo de atividade, principalmente, quando vemos um trabalho tão bem realizado como este. Parabéns”.

Isso ai Gilson, em outros países esse tipo de atividade movimenta o turismo de maneira mais sustentável, assim como você, também espero cada vez mais incentivo.

Trajeto



A infraestrutura foi pensada para proporcionar mais conforto e informações aos turistas. Para isso serão instalados totens e placas indicativas com informações detalhadas da Ciclorrota e específicas sobre a região. Estas contarão com QR Codes que levarão a um mapa turístico digital de cada município. 



O circuito conta com trechos asfaltados, estrada de chão e cascalho, a elevação é variada, mas em uma rápida análise, já dá pra dizer que é bem alta. Como toda ciclorrota que se preze, há belas paisagens naturais, muita história e cultura, e claro, gastronomia típica.



O evento de lançamento oficial da Ciclorrota Nascente do Iguaçu, será realizado com uma pedalada de 42 quilômetros, no dia 18 de agosto, com concentração às 8h30 no Parque das Águas de Pinhais e saída às 9h30 de Pinhais, 10h30 de Piraquara e 11h30 de Quatro Barras.



Confira as informações completas:

Ciclorrota Nascentes do Iguaçu


Local: Concentração 8:00 – Parque das Águas de Pinhais
Início: 18/08/2019 às 09:00
Término: 18/08/2019

Início das inscrições: 31/07/2019 às 08:00
Término das inscrições: 17/08/2019 às 23:59

Responsável: Departamento de Eventos e Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Prefeitura Municipal de Pinhais
E-mail do responsável: turismo@pinhais.pr.gov.br

Observações:
* INSCRIÇÃO GRATUITA
* MENORES DE 18 ANOS NÃO TERÃO SUA INSCRIÇÃO VALIDADA
* O USO DE CAPACETE É OBRIGATÓRIO
* A PEDALADA DE 42 KM NÃO É INDICADA PARA INICIANTES
* PERCURSO URBANO E RURAL
* CONSULTE O MAPA DO PERCURSO PELO QR CODE ABAIXO





Comentários

Postagens mais visitadas