Adeus Blu



Quem lembra desse filme ou desse personagem? Pois é, esta semana a carinhosamente chamada arara azul (Cyanopsitta spixii) foi dada como oficialmente extinta na natureza. Destruição de habitat para agropecuária, agricultura e mineração são apontadas como causas principais.

Essa é a conclusão de um estudo conduzido pela birdlife international, que revela que muitas espécies de pássaros perderam a luta pela sobrevivência, dentre elas a arara azul. A espécie agora é considerada extinta na natureza, contando apenas com espécimes sobrevivendo em cativeiros.  não acaba por ai, além da arara azul, mais outras sete espécies também foram consideradas extintas; destas oito, cinco na américa do sul e destas cinco, quatro nativas tupiniquins. Pois é, perdemos a copa, mas somos imbatíveis em destruição.

A verdade é que todo estudo do tipo aponta apenas para uma direção, ou a espécie se adapta para sobreviver com a praga humana ou é extinta, exemplo disso são espécies que existem a milhões de anos antes de sequer existir Sapiens agora lutam por suas vidas.

Ai muita gente se pergunta, mas e eu com isso? Então, em uma época onde se vive de curtos momentos, onde a mídia se concentra em pequenos escândalos, onde tudo passou a fluir com muita liquidez; seria muito interessante mudar o foco e conhecer quais as políticas de preservação ambiental são praticadas no país, em tempos eleitorais e já sem necessidade de máscaras, já existem candidatos que defendem abertamente desmatamento e extinção de leis para proteção ambiental por exemplo.


Se existe um Eden ou um paraíso, certamente será destruído (ou será que já foi?) pela praga humana, talvez seja este o motivo de tamanha ausência de um criador, vergonha da própria obra.

Comentários

Postagens mais visitadas