A cidade do quase e a cidade dos livramentos


* Maior cidade do Sul do país, com quase 2 milhões de habitantes

* A influência dos imigrantes europeus, que ainda hoje mantêm suas raízes aqui e que deram de presente para a metrópole uma bela diversidade cultural e gastronômica, pode ser notada em todos os cantos da cidade, com restaurantes típicos, casas de artesanato, bosques, praças e parques

* A cidade também se destaca pelo eficiente transporte público e pela mobilidade urbana, além de uma forte produção artística

* Não é à toa que a cidade detém o título de Capital Ecológica do Brasil. São mais de 30 parques e bosques para todos os gostos e com atividades para todas as idades.

* Título de cidade mais inteligente do mundo.

É assim que a cidade do quase se autodenomina nas redes sociais. E ai muitos devem estar com cara de interrogação agora, qual é a cidade do quase? e o porquê "cidade do quase"? Tome seu rivotril e mantenha a calma, logo chegaremos às respostas.

Minha história com a cidade do quase começa muito antes de eu viver nela, lá pelos anos dourados da vida, no final da inocência da infância para o início das descobertas da adolescência; a paixão tomara meu ser por completo, mas nunca foi devidamente correspondida, mas como poderia uma paixão nunca revelada ser correspondida... Não é? É que naquela época eu já sabia das consequências entre um simples não e uma completa humilhação. Minha grande paixão da adolescência tinha uma pretendente vinda de outra região do país, outra cidade, foi a primeira vez que ouvi falar o nome da cidade do quase. Quase me declarei, mas não o fiz.

Anos depois, adivinhem? Mais um morador da cidade do quase na minha vida, foi a primeira pessoa com quem pude conversar sobre sentimentos reprimidos, mas este foi ousado e confundiu as coisas, eu nem queria e nem estava pronta para relacionamentos além de amizades. Quase tive um relacionamento com alguém da cidade do quase, mas não tive. 

O tempo inevitavelmente anda pra frente e alguém muito importante pra mim se mudou para a cidade do quase; na época, eu que não perdia tempo larguei tudo e finalmente adentrei na cidade do quase, oras, achava que meus sonhos se realizariam, achei que casaria e formaria uma família, achava que receberia muitas visitas... Bem... Quando cheguei ao meu destino, já havia alguém ocupando meu lugar. Quase aconteceu de realizar sonhos, mas não aconteceu.

Lendário UP chegando na cidade do quase

Já no inferno, então porque não abraçar o capeta e pegar um bronze? Conheci alguém que, ah... Essa sim me rendeu histórias, aventuras, aprendizados, responsabilidades, companheirismo, uma família; meus sonhos haviam finalmente se realizado, poderia facilmente chamar de mulher da minha vida; mas apenas em minha cabeça, porque no dia-a-dia nunca teria dignidade de ser alguém pra levar até o fim da vida, nada estava bom, nada do que eu havia feito representava algo marcante; tudo se resumia apenas a conveniências. Quase, mas quase mesmo senti que havia atingido o equilíbrio na vida, mas ainda não havia sido desta vez.

O amanhecer mais feliz da minha vida? Pena que era só na minha cabeça

Depois de ter tomado um pouco de juízo, sai da cidade do quase e ai sim, conheci "A pessoa" com quem achava que poderia dividir uma vida, ter confidências, viver aventuras de todos os tipos, mas, decidimos nos mudar... E adivinhem aonde o destino nos levou? Pois é... Acertou quem chutou cidade do quase, no final, senti que havia me relacionado com um personagem ao invés de alguém de carne e osso que sangra e chora e a cidade do quase apenas deixou esta condição muito mais evidente. Então, mais uma vez quase... mas não aconteceu.

Tudo sempre deu errado depois de botar os pés na cidade do quase. Um belo dia, depois de finalmente sossegar as chamas no coração e colocar muito bem a cabeça no lugar, voltei a ser quem eu era, sem me preocupar em agradar ninguém, e relendo meus queridos livros, me deparei com este poema:  

Não te amo mais.
Estarei mentindo se disser que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza de que
Nada foi em vão.

Sei dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer nunca que
Alimento um grande amor.

Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase

EU TE AMO!

Sinto, mas tenho que dizer a verdade:
É tarde demais…

Clarice Lispector


Agora leia de baixo para cima e veja a mágica acontecer.

Frio ou calor? Amargo ou doce? Dia ou noite? Para quem foi criado no ocidente, talvez estas palavras tenham sentido de antítese, isso é, ideias contrárias; mas para filosofias orientais, estas palavras ou significados, são coisas complementares, isto é, uma completa a outra, quer ver?

Se vivêssemos num lugar onde nunca escurecesse, jamais teríamos a noção de escuridão, porque só existiria luz. Mas, também não reconheceríamos a claridade, não saberíamos sequer da sua existência, mesmo estando dentro dela. Se todas as pessoas, árvores e montanhas tivessem a mesma altura, não teríamos noção de alto e baixo. Assim, fica mais fácil perceber que esta dualidade é fundamental para que se tenha noção do mundo físico.

Uma engrenagem depende da outra para girar, são complementares

No mundo psicológico, também ocorre esta suposta dualidade de antítese, na maioria das vezes em nossos mundinhos imaginários vivemos com conceitos de perdas e ganhos, bom e ruim. Mas na verdade, toda situação considerada ruim pode te trazer GRANDE aprendizado e toda situação dita boa pode te deixar no marasmo do comodismo.

E assim como o poema, a cidade do quase tornou-se a cidade do livramento quando enxerguei o "outro sentido", o "outro lado da moeda":

* Não me declarando, me livrei de alguém mimado, e ainda evitei de por a perder uma bela e duradoura amizade;

* Evitando confundir afinidade com paixão, evitei uma grande decepção amorosa e um drogadito na minha vida (aquele ser morreu de overdose dentro do banheiro onde trabalhava);

* Através de um bom par de chifres, escapei de uma fanática religiosa e política, e pude conhecer melhor o mundo e amadurecer muito mais;

* Ao perceber e aceitar dolorosamente que nenhum de meus esforços jamais seria bom o suficiente, foi-se embora alguém com altos traços narcísicos da minha vida;

Em resumo, meus planos que deram errado me levaram a chegar onde cheguei, olhando finalmente dentro de mim ao invés de saciar necessidades que nada tinham haver comigo, me livrei de egoístas, da extrema insegurança, de drogados, de agressores, de fanáticos, prostitutas, de insensíveis; tudo apenas por me relacionar com a cidade do quase, que depois disso tudo, passei a chamar de cidade do livramento.

Percebam também, que todas as decepções relacionadas à cidade do livramento foram românticas e/ou amorosas... Eita coração imaturo... hein... Mas e se me perguntarem se ainda acredito no amor? É claro que acredito, porque acredito na forma como eu amei, como eu amo e como sempre amarei, com inocência, afeto e confiança. Se atrairei outras pessoas dementadoras para minha vida? Acho que depois de tantos tapas da vida, dá pra dizer que estou aprendendo a me defender e cá entre nós, parece que anjos da guarda existem sim e vivem na cidade do livramento.

Que fique muito claro que nunca esperei um salvador para minha vida e muito menos um par romântico para a poder viver minha felicidade e me amar, mas um dos meus objetivos de vida sempre foi poder caminhar ao lado de alguém digno e ter com quem dividir as alegrias da vida.

E tirando dúvidas, a cidade do quase e do livramento tem um cartão postal famoso muito bom para fotos invernais:

Cartão postal mais famoso de Curitiba, a cidade do livramento

Comentários

Postagens mais visitadas