E a tal liberdade...?


 No primeiro capítulo de "O profeta", Khalil Gibran nos fala sobre a ilusão de liberdade:


"Tal como os escravos se curvam perante um tirano e o louvam enquanto ele os açoita.
Ah, no bosque do templo e à sombra da cidadela já vi os mais livres dentre vós usarem a liberdade como grilhões.
E o meu coração sangrou por dentro; pois só se pode ser livre quando o desejo de encontrar a liberdade se tornar a vossa torta e quando deixardes de falar de liberdade como objetivo e plenitude."


Ora, parece um grande paradoxo que liberdade seja uma prisão, e pior, segundo o profeta, a maior delas. O grande inquisidor, personagem de Dostoieviski, talvez traga um pouco de luz ao tema.


O Grande Inquisidor o observava de longe, no meio da multidão, e ordena que ele (Jesus) seja preso e trazido à sua presença. Então, diante do prisioneiro silencioso ele profere a sua acusação.

Não há nada mais sedutor aos olhos dos homens do que a liberdade de consciência, mas também não há nada mais terrível. E em lugar de pacificar a consciência humana de uma vez por todas, mediante sólidos princípios, tu lhes ofereceste o que há de mais estranho, de mais enigmático, de mais indeterminado, tudo o que ultrapassava as forças humanas, a liberdade.

Agiste, pois, como se não amasses os homens. […] Em vez de te apoderares da liberdade humana, tu a multiplicaste e, assim fazendo, envenenaste com tormentos a vida do homem, para toda a eternidade…


Para o grande inquisidor, a humanidade como um todo jamais poderá ser “livre”, pois o homem em conjunto faz três grandes exigências à vida, e não poderá sobreviver se essas exigências não forem satisfeitas.

  • Ele exige pão, e não apenas como alimento, mas como um milagre, vindo da mão de Deus;
  • Ele exige mistério, o sentido do miraculoso na vida;
  • Ele exige alguém a quem se curvar (e a quem aliás, toda a humanidade deverá se curvar também)

Essas três demandas, por milagre, mistério e autoridade, impedem o homem de ser “livre”. Elas são as “fraquezas” do homem. Somente alguns poucos, os eleitos, são capazes de se abster da necessidade absoluta de pão, milagre, mistério e autoridade. Esses são os fortes, e eles devem ser como deuses, para serem cristãos e cumprir com todas as demandas de Cristo. Todo o resto, os milhões e milhões de seres humanos de todos os tempos, são como bebês, crianças ou gansos, demasiados fracos, “impotentes, viciosos, inúteis e rebeldes” para partilhar do pão da terra, caso lhes reste alguma migalha. Ao final das contas, Jesus e sua obra são inadequados e ultrapassados para a bestialidade humana.

O Grande Inquisidor conhecia o coração dos homens. Os homens dizem amar a liberdade, mas de posse dela são tomados por um grande medo e fogem para abrigos seguros. A liberdade é amedrontadora.

Ainda segundo o grande poeta Rubem Alves em três brilhantes textos complementa o conceito de liberdade:


"Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram."

"É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que eles voariam se as portas estivessem abertas. A verdade é oposta. Não há carcereiros. Os homens preferem as gaiolas aos voos. São eles mesmos que constroem as gaiolas em que se aprisionam…"

"Havia um bando de patos selvagens que voavam nas alturas. Lá em cima era o vento, o frio, os horizontes sem fim, as madrugadas e os poentes coloridos. Tão lindo! Mas era uma beleza que doía. O cansaço das asas, o não ter casa fixa, o estar sempre voando, as espingardas dos caçadores…"


Voltamos ao profeta e constatamos que verdadeira liberdade não mora em ilusões de certezas; não se resume em ausências de responsabilidades, em inconsequências, irresponsabilidades e comodidades constante; estas sim, são grades, grilhões e algemas. O exercício de ser livre é cruel e doloroso, confunde sentidos e sentimentos; as vezes dá nostalgia, saudade e culmina em solidão. 

Por isso, válida é a pergunta... Para que serve essa tal liberdade? O próprio Gibran nos dá uma belíssima resposta:

"Tanto a semente intacta, como aquela que está rompendo sua casca tem as mesmas propriedades. Entretanto, só a que está rompendo sua casca é capaz de lançar-se na aventura da vida.

Esta aventura requer uma ousadia única: descobrir que não se pode viver através da experiência dos outros, e estar disposto a entregar-se." 

No mais:


O desejo de liberdade é mais forte que a paixão. 
Pássaro, eu não amaria quem me cortasse as asas.
Barco, eu não amaria quem me amarrasse no cais.

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