Cerco do Passaúna 08.02.2020 #2


Aconteceu um alinhamento planetário e finalmente foi possível acompanhar mais um pedal "dos bons" com a turma. Ao longo da semana, foi anunciado um caminho inédito, contornando a região do passaúna, que sinceramente, ainda não sei dizer se é represa, lago, parque, área de proteção ambiental ou tudo isso junto; acontece que a maioria dos curitibanos já ouviu falar quase como uma lenda urbana ou um lugar encantado, mas pouca gente sabe dos detalhes e características do local. Fato é que se trata de uma região afastada, rural e boa para pedalar.

Arquivo GPX da trilha

Arquivo GPX do Cerco do Passaúna



O que esperar deste percurso

Praticamente metade do percurso é em parte urbana, partindo da região de São Braz até zonas e bairros mais afastados da região metropolitana de Curitiba. As periferias ainda estão longe de serem iguais as do norte do país, mas é muito bom ir acompanhado e de preferência, rápido, afinal, onde há desigualdade social, há violência e suas derivações.

Olhos vivos nas periferias...

Depois de sair de Curitiba e se afastar da zona urbanizada, o passeio fica muito mais tranquilo, apesar da ausência de ciclovias/ciclofaixas na maior parte do trecho urbano, o fluxo de automotores é muito baixo, o que favorece uma esticada nas canelas, juntamente com turma que participou, peguei uma média de velocidade próxima de 24,0 km/h até a saída do asfalto.




Portal polonês

Depois de adentrar nas áreas rurais, há muita terra batida com subidas não muito íngremes, mas longas, é possível fazer todo o percurso de gravel bike tranquilamente. Existem descidas fortes, mas devido às curvas constantes não chegam a ultrapassar a casa dos 50 km/h, ainda assim, esteja com pneus e freios em dia. Ainda bem que o terreno é calmo e pouco técnico, pois assim é possível observar melhor a exuberante paisagem das planícies com suas curvas subindo e descendo...subindo e descendo...

Barragem do Passaúna



Diferente da ida, o retorno possui ciclovia compartilhada com pedestres durante a maior parte do caminho, o problema é que são muito estreitas, é bom ficar atento à ciclistas e pedestres pelo caminho:

Ciclovia compartilhada estreitíssima

Pontos de Apoio ou descanso




Após 35 quilômetros rodados, uma pausa na mercearia Kossoski, à época em que vos escrevo, o preço dos itens, salgado, suco, refrigerante e água, dependem das marcas, mas resumindo, um "completo" sai geralmente por R$ 10,00; nas opções, bolinhos de carne, coxinha, pão com linguiça, esfirras e por ai vai. Há a possibilidade de almoço também, mas pela hora bem longe do meio dia, nem cogitamos verificar o cardápio, mas vimos anúncios de churrascos. O interessante mesmo foi a presença do armário de "apoio bike", onde itens de emergência são disponibilizados aos ciclistas; funciona da seguinte forma, caso você tenha necessidade de um remendo, você deixa uma espátula e vice-versa; ou seja, damos algo e recebemos algo em troca.







Quer pedalar conosco?



Me envie uma mensagem ou um e-mail, que conversamos melhor. Bom pedal a todos.


Adendo

Devido ao trecho urbano muito extenso, aconselho o uso de retrovisor, pelo menos do lado esquerdo da bicicleta; escolhi este modelo da elleven, que custou R$ 39,00 e tem se saído muito bem.


Mais fotos do trecho




























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