Rota do pinheiro queimado 18.01.2020 #1


Já fazem meses (ou até quem sabe anos) que não venho postando relatos de trilhas, não por falta de atividades, afirmo inclusive que nunca estive em tão boa forma, mas não realizo relatos por falta de organização mesmo; é que em Curitiba, não existem grandes eventos marcados em calendário como ocorre na grande Belém (vejam por exemplo a turma da eart com calendário anual e tudo mais: eart aventura), o mais comum é que grupos de ciclistas decidam passear, então, as trilhas não têm nome, não têm data certa, não têm marcações e por ai vai; é uma espécie de trilha "vai quem quer". Com o intuito de divulgar melhor o ciclismo em Curitiba, pretendo disponibilizar arquivos GPX para treino e ainda pequenos relatos do que encontrar pelo caminho. Recomendo a utilização de aplicativos que leem arquivos GPX, como Strava, GPX view, Relieve...

Arquivo GPX da trilha




O que esperar deste percurso


Pedalar pela grande Curitiba é curioso, as paisagens rapidamente se alternam entre trechos com asfalto e trechos de terra batida, as vezes, em menos de quinhentos metros saímos de um matagal e nos deparamos com vilas de casas: 




De maneira geral, o terreno é predominantemente de terra batida com poucos buracos; de gravel o treino é tranquilo, de MTB, mal dá para sentir a suspensão trabalhando, ou seja, com pouca habilidade técnica e preparo físico razoável já é possível se divertir bastante. Falando em preparo físico, é importante frisar que a elevação é alta, diria que para treinar subidas é uma maravilha, vale ressaltar também que há descidas onde chega-se a 60 km/h, esteja com freios em dia. Uma observação especial é que este percurso possui muitos cães, alguns soltos e alguns presos, no entanto, nenhum realmente perigoso:

A quela mensagem que parece mas não é

Cães dóceis

É importante avisar também que por se tratar de um trecho relativamente próximo à capital paranaense, existe um fluxo pequeno de carros, logo, esteja atento ao som deles se aproximando.


Pontos de Apoio ou descanso

Não tem um bar ou lanchonete no meio do caminho para realizar um reabastecimento, esteja preparado com barras de cereais e bastante água.

Quer pedalar conosco?


Me envie uma mensagem ou um e-mail, que conversamos melhor. Bom pedal a todos.

Mais fotos do trecho






Curitiba ao fundo


Comentários

Postagens mais visitadas