|
"poderia ser pior..."; "mas como?"; "poderias estar em um carro" |
Em meados dos anos 80 e 90, tínhamos um ditado na grande Belém que dizia: "no verão, chovia todo dia e durante o inverno, chovia o dia todo"; claro que depois de muitas mudanças climáticas este ditado havia perdido o sentido, até que desde 2014, voltou a fazer bastante sentido novamente.
Nascido e criado com temporais, uma chuvinha não me faria parar de ir pedalando ao trabalho, mas como tudo é mais difícil neste imenso norte do país, a prefeitura de Belém fez o dever de casa e conseguiu transformar uma simples e saudável ida até ao trabalho em uma aventura muito arriscada.
As obras do BRT chegaram na rodovia Augusto Montenegro e a ciclofaixa que ali existia foi extinta, e como se não bastasse, belenense não pode ver um canal que começa a jogar lixo...O resultado é esta coisa:
|
Perdeu ciclista... |
Bem que poderiam ter arrumados as ruas vicinais ou acostamentos, mas quem afinal nunca pegou uma das faixas de carros para pedalar? Mas como já falei e irei repetir, tudo tem que ficar mais difícil por estas bandas:
|
Apartamentos de frente para o "rio"...? |
|
Não! Estreitamento repentino da rua, com direito a "rio" artificial, como resultado, quase não sobra espaço para trafegar |
|
Obra tão pateticamente executada que abre espaço para "trollagens" |
As idas ao trabalho precisaram de algumas adaptações, incluíram "sprints" para pedalar em meio aos carros; desviar do lixo ou buracos; redobrar a iluminação noturna e claro, respirar muito mais fundo para aturar pessoas mal educadas fechando o caminho...mas...ainda assim (como aponta a charge no inicio do post), poderia ser pior, a situação de bicicleta está difícil, mas a dos carros esta péssima, são crateras, blitz cobrando IPVA (faz-me rir de tanta cara de pau), alagamentos, acidentes, engarrafamentos e afins.
|
Godzilla? Jurassic park? Não...É Belém mesmo |
|
Agentes de trânsito tapando buracos com pedras...serviço porco de quebra-galho e desvio de função |
O futuro?
Com tantos transtornos, espera-se que venham grandes melhorias. Nos trechos onde a obra já está tomando forma, já dá pra notar o que vem por ai: o já esperado corredor exclusivo do BRT; apenas duas faixas para veículos automotores e pasmem, ciclovias bi-direcionais compartilhadas com calçadas em ambos os lados da rodovia (mais dor de cabeça?).
|
Corredor central do BRT, duas faixas para veículos automotores e ciclofaixas bi-direcionais compartilhada com calçadas... |
Putz...calçadas compartilhadas com ciclofaixas?...que ¨%#$@*! Qual a dificuldade em enxergar um pouco à frente? A menos que as vias ganhem grandes de contenção, um paredão de árvores ou blocos de separação, já dá para ver muitos camelôs, ambulantes, camelôs, carros e motos (estacionados ou não)...Tudo tem que ser mais difícil por estas bandas afinal...
|
Parece sacanagem, mas é aí onde vai passar uma ciclofaixa... |
Bem...resta apenas torcer para que o povo tome consciência e passe a respeitar os espaços de cada um e além disso; uma melhor fiscalização da prefeitura de Belém (sonhar não paga impostos...ainda).
Compartilhamento de bicicletas
Nem tudo são trevas para a ciclomobilidade em Belém, os estandes e as bicicletas públicas já começaram a chegar nos pontos previamente escolhidos (
Ciclomobilidade Belém#4):
|
Complexo feliz Luzitânia |
|
Estação das docas |
Também foi lançado um aplicativo para download e uso em smartphones...(espero que esteja disponível para windows phone)
Comentários
Postar um comentário