Ciclomobilidade Belém #5: Modo "hard" ligado

"poderia ser pior..."; "mas como?"; "poderias estar em um carro"

Em meados dos anos 80 e 90, tínhamos um ditado na grande Belém que dizia: "no verão, chovia todo dia e durante o inverno, chovia o dia todo"; claro que depois de muitas mudanças climáticas este ditado havia perdido o sentido, até que desde 2014, voltou a fazer bastante sentido novamente. 

Nascido e criado com temporais, uma chuvinha não me faria parar de ir pedalando ao trabalho, mas como tudo é mais difícil neste imenso norte do país, a prefeitura de Belém fez o dever de casa e conseguiu transformar uma simples e saudável ida até ao trabalho em uma aventura muito arriscada.

As obras do BRT chegaram na rodovia Augusto Montenegro e a ciclofaixa que ali existia foi extinta, e como se não bastasse, belenense não pode ver um canal que começa a jogar lixo...O resultado é esta coisa:

Perdeu ciclista...

Bem que poderiam ter arrumados as ruas vicinais ou acostamentos, mas quem afinal nunca pegou uma das faixas de carros para pedalar? Mas como já falei e irei repetir, tudo tem que ficar mais difícil por estas bandas:

Apartamentos de frente para o "rio"...?
Não! Estreitamento repentino da rua, com direito a "rio" artificial, como resultado, quase não sobra espaço para trafegar
Obra tão pateticamente executada que abre espaço para "trollagens"

As idas ao trabalho precisaram de algumas adaptações, incluíram "sprints" para pedalar em meio aos carros; desviar do lixo ou buracos; redobrar a iluminação noturna e claro, respirar muito mais fundo para aturar pessoas mal educadas fechando o caminho...mas...ainda assim (como aponta a charge no inicio do post), poderia ser pior, a situação de bicicleta está difícil, mas a dos carros esta péssima, são crateras, blitz cobrando IPVA (faz-me rir de tanta cara de pau), alagamentos, acidentes, engarrafamentos e afins.

Godzilla? Jurassic park? Não...É Belém mesmo

Agentes de trânsito tapando buracos com pedras...serviço porco de quebra-galho e desvio de função

O futuro?

Com tantos transtornos, espera-se que venham grandes melhorias. Nos trechos onde a obra já está tomando forma, já dá pra notar o que vem por ai: o já esperado corredor exclusivo do BRT; apenas duas faixas para veículos automotores e pasmem, ciclovias bi-direcionais compartilhadas com calçadas em ambos os lados da rodovia (mais dor de cabeça?). 

Corredor central do BRT, duas faixas para veículos automotores e ciclofaixas bi-direcionais compartilhada com calçadas...

Putz...calçadas compartilhadas com ciclofaixas?...que ¨%#$@*! Qual a dificuldade em enxergar um pouco à frente? A menos que as vias ganhem grandes de contenção, um paredão de árvores ou blocos de separação, já dá para ver muitos camelôs, ambulantes, camelôs, carros e motos (estacionados ou não)...Tudo tem que ser mais difícil por estas bandas afinal...

Parece sacanagem, mas é aí onde vai passar uma ciclofaixa...

Bem...resta apenas torcer para que o povo tome consciência e passe a respeitar os espaços de cada um e além disso; uma melhor fiscalização da prefeitura de Belém (sonhar não paga impostos...ainda).

Compartilhamento de bicicletas

Nem tudo são trevas para a ciclomobilidade em Belém, os estandes e as bicicletas públicas já começaram a chegar nos pontos previamente escolhidos (Ciclomobilidade Belém#4):
Complexo feliz Luzitânia
Estação das docas

Também foi lançado um aplicativo para download e uso em smartphones...(espero que esteja disponível para windows phone)




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