Montando a primeira bicicleta III - Aros, raios e pneus



Falar de rodas no mundo do ciclismo é o mesmo que discutir religião, politica, futebol, sexo e afins...ou seja...polêmicas e mais polêmicas sem resultados definitivos; Existem os que defendem rodas de aro 29", existem os "old school" do aro 26" e os apostadores do 27,5"...

Aro


De certo modo, parte da escolha dos aros está relacionada ao quadro, uma vez que cada quadro suporta apenas um determinado tamanho de aro, além disso, é preciso decidir também a espessura, a quantidade de raios e o tipo de pneu que vai montar o conjunto "roda".

Tamanho do aro


No mundo das mountain bike, três tamanhos de aro se destacam, 26", 27,5" e 29"

Aro 26"

Pode-se dizer que este é o tamanho "padrão" para mountain bikes, sem dúvida é o mais fácil de ser encontrado em borracharias, lojinhas e logicamente nas próprias magrelas.

Aro 29"

Este aro apareceu com a finalidade de melhorar o desempenho no mountain bike, apresenta uma lista de vantagens quando comparado com o irmão menor de 26", entre eles: angulo de ataque maior (traduzindo do dialeto "off road", supera obstáculos com maior facilidade), maior velocidade final e maior poder de atrito com o solo; em contra partida, tem peso maior, custo maior, itens de reposição e acessórios mais difíceis de encontrar e mais caros, a força necessária para sair da inercia precisa ser maior, faz-se mais força para subir elevações, e algumas pessoas de menor estatura podem sentir desconforto para montar e pedalar.

Aro 27,5"

Apareceu como promessa de mesclar a agilidade do aro 26" com as melhorias do aro 29". É uma novidade relativamente nova no mercado, devido a isto é difícil encontrar itens para este tamanho, algumas vezes custa até mais caro mesmo que o tamanho 29" e pode ser que ao chegar na loja, o vendedor diga que não existe este tamanho.

Comparativo de peso entre os aros, o tamanho 27,5" pesa apenas 5% a mais que o aro 26", ao passo que o aro 29" pesa 12% a mais

Angulo de ataque dos aros, apesar de uma diferença de apenas 1,5" o aro 27,5" chega bem próximo do desempenho do aro 29" e supera em muito o aro 26"

Atrito com o solo, quanto maior a roda, maior o atrito com o solo, o que proporciona mais segurança, dirigibilidade e controle, mas é preciso mais força para tirar a roda do lugar

Raios



São palitos que ligam o cubo ao aro, o numero de raios utilizados em cada roda vai depender do numero de furos do cubo e do aro; comumente, encontramos nas lojinhas cubos e aros com 32 ou 36 furos. Há uma teoria nos fóruns ciclísticos de que quanto mais aros, mais resistente a roda se torna; porém, depois de pesquisar bastante, acabei descobrindo que não existe um consenso nem mesmo entre os fabricantes, a verdade é que a resistência esta mais ligada com o material utilizado para fabricar o raio e como estes estarão montados na roda; fato é que existem rodas que são exemplo de resistência com 18, 21, 24 raios, o que faz cair por terra a teoria de que quanto mais raios, maior a resistência.

Pneus


A escolha de um par de pneus pode ser complicada e muitas vezes bem pessoal, pois as variáveis são infinitas: Terreno, estilo de condução, tipo de bicicleta, peso do ciclista, estado do tempo, etc. Mas existem algumas dicas que podem ajudar muito na escolha deste item.
Primeiramente, vamos dividir os pneus em dianteiros e traseiros e em seguida podemos definir o tipo de terreno/inclinação:


  • Em um percurso plano a roda dianteira só será acionada para dar direção a bicicleta. É a roda traseira que vai trabalhar mais e aguentar cerca de 70% do peso do ciclista, e a que é responsável pelo rolar da bicicleta.



  • Quando pedalamos em uma subida, a roda dianteira mais uma vez só será acionada quando necessitarmos mudar de direção da bicicleta, a roda traseira é que terá que aguentar cerca de 90% do peso do ciclista e continua responsável pelo rolar da bicicleta.



  • Quando pedalamos em uma descida e/ou durante uma frenagem, a roda dianteira é a que mais trabalha pois é ela que suporta grande parte do peso.


Com alguma experiência, é possível utilizar a derrapagem da roda traseira para manobras ou mudanças bruscas de direção, o mesmo já não é possível com a roda dianteira, pois tal fato resulta em queda certa; logo, podemos resumir:

O pneu dianteiro é o maior responsável pela segurança, estabilidade, direção e capacidade de frenagem da bicicleta.
O pneu traseiro é o maior responsável pela tração e capacidade de rolamento da bicicleta.

Então vejamos:
Pneu dianteiro, queremos que tenha boa direcionalidade, que escorregue pouco durante as frenagens, e que tenha boa aderência em curva.
Pneu traseiro, queremos que tenha boa capacidade de rolamento, e uma boa tração.

Logo, podemos concluir que: O pneu dianteiro deve ser sempre mais aderente, ou seja, mais largo ou com mais atrito que o traseiro. Em ultimo, ambos podem ser iguais.

Alguns fabricantes fazem pneus específicos para dianteira ou traseira, então é possível combinar vários tipos e medidas de pneus.

Quanto mais "cravudo" e mais largo for o pneu, maior o controle, estabilidade, tração e conforto; também, maior a força para tirar este pneu do lugar. mas afinal...como escolher? Simples, sabendo em que tipo de terreno que este pneu vai rodar, logo, existem pneus para uso urbano, misto, lama, chuva e etc. Tá, mas fui num bike shop e pedi um pneu misto...ai o vendedor me perguntou 26X2.0? 27X1.0? é 29? quer presta ou schrader? WTF? (triste experiencia própria) É preciso saber alguns requisitos para escolher um bom pneu, além do tipo de terreno.

Cravos


Os cravos laterias ão responsáveis pela tração e estabilidade em curvas, quanto mais cravos laterais, melhor, já os cravos centrais são responsáveis frenagem e tração em retas, quanto mais cravos, melhor a tração e quando menores (em tamanho), menor a tração e frenagem, porém, maior a rolagem e consequentemente, melhor o desenvolvimento e velocidade.

Diâmetro e largura


Diâmetro acompanha o tamanho do aro (existem exceções, mas raras). A largura já é um ponto mais complicado de escolher, pois varia entre 1.0" e 2.7", depende da modalidade, do quadro e da suspensão escolhidos, um pneu muito largo por exemplo, pode vir a raspar no quadro.

De maneira geral a largura de acordo com o uso:
- Asfalto: 1.0 a 1.6
- Cross-country: 1.7 a 2.0
- Downhill: 2.1 a 2.7

Pressão


A unidade comumente usada para pressão é a "libra-força por polegada quadrada" (Lbf/pol2), ou em inglês "pound square inch" (P.S.I.). Algumas pessoas resumem a expressão toda em apenas "libras", que na verdade é uma unidade de massa (assim como o quilo - kg). Apesar de errado, é assim que a maioria dos ciclistas chama esta unidade.
Uma marca de pneu que se preze coloca a medida mínima e máxima que cada pneu suporta; ainda assim, a pressão a ser colocada nos pneus vai depender de diversos fatores, em especial peso do ciclista, largura do pneu e tipo de terreno.

Calibração:



Outro ponto a ser BEM observado é o bico do pneu já que existem dois tipos, o SCHRADER, mais comum, qualquer posto de gasolina vai ter o equipamento compatível com este bico; e o PRESTA, que conserva melhor a pressão, porém é mais difícil encontrar bombas compatíveis com este bico. existem bombas de ar com aberturas tanto para presta quanto para shrader, existem também adaptadores de schrader para presta.


Banda de rolagem




Esta seria a área do pneu que entra em contato com o solo, dependendo de como se distribuem os "cravinhos", ele vai ser destinado para ser usado na chuva, no asfalto, na lama, uso misto...e por ai vai.


cravos espaçados para minimizar acumulo de lama

Cravos centrais pequenos para facilitar a rolagem e cravos laterais numerosos para melhorar estabilidade em curvas

Pneu de uso misto, serve tanto para terrenos secos quanto em lama, porém tem desempenho bastante reduzido

Existem ainda diversos tipos de pneus, com ou sem câmara de ar, com tecnologias anti-furos diversas, com kelvar ou arame e com bandas de rolagem bastante diversificadas, mas ai já fica para competidores...


History so far...




Depois de adquirir quadro, peças da roda e suspensão; fui atrás de mesa, caixa de direção, canote de selim, manoplas, guidão, espaçadores e rolamento central. Tais componentes aliás, não são de grande dificuldade de escolha, apenas não sendo de fabricantes chineses ou "made in paraguay" (como se falava antigamente), já está de bom tamanho para iniciantes e intermediários.

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