Montando a primeira bicicleta II - garfo, suspensão e freios


Depois de escolher o quadro (Montando a primeira bicicleta - Parte I), é chegada a hora de ir atras das peças restantes. A segunda peça para se pensar é o garfo (traduzindo do dialeto bicicletês é a peça que faz a ligação entre o quadro e a roda dianteira); existem no mercado garfos para todos os usos, tipos, tamanhos e preços; mas trocando em miúdos tem dois tipos, os rígidos sem sistema de amortecimento (geralmente se adaptam melhor para quem anda apenas em tapetes, terrenos planos e sem terra) e os garfos com suspensão (melhor uso para quem anda em terrenos irregulares ou com muita terra).

Suspensão


Uma suspensão pesa entre 1,5 e 4 kg, tem preços variáveis (entre R$ 100,00 e R$ 2.500,00), quanto mais sofisticada, maiores os custos de aquisição e manutenção; dependendo do modelo, pode até atrapalhar a pedalada e danificar a bike e/ou causar um bom tombo. Evidentemente com tudo isso de contras, este item deve servir para alguma coisa além de encarecer a bike e a manutenção ou impressionar algum olho-gordo. Existem dois tipos de suspensão: dianteira e traseira.

Suspensão dianteira 


Tem como função reduzir a força de impactos que sentimos quando a roda dianteira atinge um obstáculo, também ajuda a manter um controle melhor sobre a bike em trechos irregulares e assim no final da pedalada, reduz (e muito) a sensação de desgaste nos braços, mãos e ombros. No entanto, engana-se quem pensa que tudo são flores, pois como é um "item de peso", acaba atrapalhando o desempenho em trajetos planos e regulares, pois deixa a bike bem mais pesada, além de algumas vezes passar a sensação de "pula-pula", aliás, já pensando neste ponto, alguns fabricantes adicionaram controle de rigidez e travas nas suspensões para alternar entre as funções de suspensão ou garfo rígido, algumas inclusive vem com um cabo para acoplar ao guidão para ficar controlando o funcionamento da suspensão sem parar de pedalar, logicamente que estes são os modelos BEM mais caros. Suspensões medianas contam um sistema de regulagem também, mas este fica diretamente no garfo e você tem que descer da bike para regular.

Suspensão com trava controlada no guidão...um sonho de consumo

Suspensão traseira


Além de reduzir a força dos impactos que sentimos, também tem como função melhorar o contato da roda traseira com o solo, pedras, troncos, raízes...e o que mais aparecer, o que garante mais atrito, mais conforto e mais controle. Diferente das suspensões dianteiras que podem ser compradas e trocadas, as suspensões traseiras já vem integradas aos quadros, não podendo ser acrescentadas posteriormente à sua bike.
Há no mercado fabricantes que disponibilizam quadros que podem combinar as duas suspensões, dianteria e traseira, estas bikes são chamadas de "full suspension" ou suspensão total, porém, tendem a ser caras e algumas vezes bem pesadas.

Quadro com suspensão traseira

Existem três mecanismos com os quais as suspensões trabalham para amortecer impactos: molas, elastômeros-molas e óleo-ar.

Suspensão de mola




São as suspensões mais baratas do mercado, cumprem o papel de amortecimento, porém são menos eficientes que os demais sistemas de suspensão. Dependendo do fabricante ou do modelo, a mola pode estar presente apenas em um dos braços do garfo ou em ambos. Em resumo empírico, lembre lá das aulas de física da oitava série (vixe, memórias em preto em branco de tão velhas?!), a mola recebe o primeiro impacto vindo do obstáculo, então, esta mola comprime e em seguida expande, com isso divide a força de impacto, uma parte vai para as mãos e braços do ciclista e outra parte é devolvida para o solo; logicamente existem ainda milhares de cálculos para provar e explicar melhor este fato. É possível escolher qual a rigidez da mola que se encaixa dentro da suspensão, se ela vai ser mole, média ou dura, mas isto depende do peso do ciclista e já seriam necessários cálculos adicionais para a escolha da mola correta.

Suspensão mola-elastômero



Neste sistema são combinados molas e elastômeros. Elastômeros seriam materiais esponjosos com capacidade de compressão e expansão, igual a uma mola, porém, tendem a diluir melhor o impacto sofrido; sofrem bastante desgaste, mas podem ser facilmente trocados. Trocando para linguagem popular, este sistema mola-elastômero é muito idêntico à um sofá ou colchão de molas e espuma, certamente garante melhor conforto que o sistema composto apenas de molas.

Suspensão óleo-ar




Neste tipo de suspensão os canotes do garfo são preenchidos com oléo e ar, em termos comparativos, o ar faria o papel de mola e o óleo de elastômero. É o sistema de suspensão mais eficiente, pois um líquido tem poder de diluir impactos bem melhor que molas e elastômeros; apesar de ser o mais eficiente, este é o sistema mais caro para aquisição e manutenção, exigindo revisões mais regulares e componentes mais finos para montagem e reposição.

Curso da suspensão



Artigo retirado do site biocicleta.com.br, melhor local onde encontrei uma explicação para o significado de curso de suspensão:
Pois é, falamos de um elemento que é muito importante, a suspensão (em alguns casos Full Suspesion)Se está por adquirir uma suspensão, ou tal vez quer comprar uma bike de montanha e procura saber qual é o curso da suspensão para sua necessidade, aquí vou explicar como deve fazer uma busca correta.
Sempre para escolher o curso da suspensão temos que pensar em um fator básico. Isto é, saber que tipo ou estilo de caminhos é o que você pensa fazer quase o tempo todo.
Existem ao menos 4 categorias principais de cursos de suspensão para biKes de montanha. Ainda que algumas bicicletas tenham outras sub-categorías, mas praticamente todas podem estar na lista que apresento aqui; das mais curtas às mais extremas.
As bicicletas para Cross Country (XC) usualmente tem cursos de suspensão entre 80 e 120mm (3 a 4.5 polegadas). Essas bicicletas estão desenhadas para desempenhar muita eficiência, devem ser muito leves e andam em alta velocidade em condições de impulso no pedal. Enquanto que nelas pode-se rodar em quase todos os tipos de chão. Deve-se fazer de modo muito suave, já que não podem absorver solos rugosos como outras suspensões com cursos de comprimento maior. Pois é, com esta poderá fazer corridas o rodar em solos mais ou menos lisos.
Para as bicicletas “All Mountain” ou também conhecidas como Trail Bikes, que geralmente tem cursos de suspensão maiores, é dizer que esses bicicletas podem apresentar cursos que vão de 100 a 150 mm. (4 a 6 polegadas). Estas bicicletas são fabricadas para chãos mais agressivos que os usados com as bicicletas de Cross Country, ainda que em geral estas bicicletas são mais pesadas. As bicicletas All Mountain não são exatamente bicicletas fabricadas para corridas de XC, mas são perfeitas para deslocamentos por trilhas agressivas tanto assim como para trilhas longas. Essas suspensões são usadas para qualquer tipo de caminho de montanha, podem te levar quase a qualquer lugar sem dores posteriores de rins ou ossos.
As bicicletas conhecidas como de Freeride, geralmente tem entre 150 e 200 mm. (6 a 8 polegadas) de curso de suspensão. Esses bikes tem sido criadas para abusar das bikes!. Pensadas para dar grandes pulos, muito altos com rampas e longos deslocamentos em zonas de pedras, solos muito acidentados. Ainda que a maioria delas sejam pensadas, para pedalar subidas também, mais muito grande o peso que geralmente a bike tem. Mais também, estas suspensões são muito boas para descidas fortes.
As bikes de Downhill, normalmente usam suspensões com cursos entre 180 e 250mm  (7 a 10 polegadas). Esses podem absorver praticamente todo o que exista no caminho, mas pedalar uma subida ingreme pode ser um grande desafio. As bicicletas de Downhill são desenhadas especialmente para alta velocidade e para dirigir com muito bom nível técnico. Se você acha que o Downhill pode ser o que vai te dar prazer, aconselho que primeiro consiga e experimente uma bicicleta de freeride, e depois disso, poderá ter a certeza se quer uma de Downhill.


Depois de tanto blablabla...acabei escolhendo uma suspensão RST Blaze, simples, porém que se adéqua ao uso proposto para a bike que quero montar; possui sistema de mola e elastômero do lado esquerdo e óleo do lado direito; também possui uma trava do lado direito e suporte para freio à disco, além claro de ter preço razoável e combinar com o quadro da TSW hunter 27,5.

Suspensão RST blaze


Freios


Basicamente existem dois sistemas de freios para as bikes, o V-break e o freio a disco. Assim como acontece com as suspensões, quanto mais eficiente, maior o custo de aquisição e manutenção.

Freio V-break




Sistema de freio v-break

Consiste em um sistema com duas borrachas que encostam no aro da roda fazendo atrito e assim, reduzindo a velocidade; é acionado por cabos de aço. Com o tempo e o uso constante, as borrachas sofrem desgaste e eventualmente necessitam de troca, mas, o custo de manutenção é muito baixo, pois há a necessidade de trocar apenas as peças desgastadas. É um sistema bom e barato, mas tem como pontos fracos o desgaste do aro da roda (juntamente com as borrachas do freio devido ao atrito constante), e a eficiência diminuída quando a borracha e o aro encontram-se molhados, pois a força de atrito é menor e o tempo e espaço de frenagem tornam-se maiores.

Freio a disco



Sistema de freio a disco

Neste sistema, um disco de aço é acoplado ao cubo da roda, quando o freio é acionado, o atrito é direcionado ao disco (ao invés do aro); é um sistema bem mais eficiente que o v-break, funciona igualmente seco ou molhado, porém, tem custo maior e alguns problemas adicionais, o disco pode empenar, as borrachas de atrito podem sofrer desgaste, ferrugem...
Existem dois mecanismos para acionar o freio a disco, manual, feito por cabos de aço e hidráulico, onde a força das mãos é multiplicada para acionar o freio. O sistema hidráulico de frenagem apresenta o maior custo e a maior eficiência entre os freios, vem como brinde alguns problemas adicionais: possíveis vazamentos, não vai ser qualquer bike shop que vai consertar e dificil calibração o nível de óleo do sistema hidráulico.

Compatibilidade


Como saber se o garfo escolhido é compatível com os freios escolhidos? Simples:

Pinos para encaixe do sistema V-break

Compatibilidade com freio a disco

A escolha


Depois de pesquisar sobre freios, acabei optando por freio a disco manual, uma vez que (até o momento) não haverá necessidade de tanta sofisticação e urgência para as frenagens.

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