Como parar de perder tempo!


Uma coisa que os anos 80 aprendeu na área de marketing e criação de produtos, após uma ressaca de cores e bizarrices estéticas, foi que, muitas vezes, menos é mais. Notamos isso claramente no design de produtos de empresas icônicas, como a Apple, que é assumidamente minimalista.

A ideia de minimalismo parte de um conceito que não se aplica somente na hora de pensar no produto, mas na vida dos que o utilizam: se algo não tem um propósito, se livre disso.

O nosso tempo é limitado, seja no trabalho, seja no cotidiano. Você já parou para pensar em quanto tempo perde diariamente, propositalmente ou sem notar, e depois reclama que o dia está tão curto, como se fosse culpa dele esta claustrofobia?

Isso não quer dizer que não possamos gastar um pouco de nosso tempo com bobagens, ou até mesmo com simples diversões. O conceito do minimalismo se relaciona mais com a ideia de fazer mais com o menos possível.

Se você notar, as empresas que trabalham com o ideal de minimalismo normalmente são as empresas mais interessantes e divertidas do mercado. O que elas oferecem então não é um mínimo burocrático, mas sim funções limpas e sem distração. Se você quer se divertir, se divirta, e aproveite ao máximo isso, para que depois a sua mente e corpo estejam limpos para a próxima atividade.

Aplicando isso na nossa vida, quanto tempo com projetos que não são de nossa competência, e nem nos ensina nada no final? Parece que vamos pulando de uma coisa para outra, sem saber com quem, o quê é e como fazer efetivamente. Depois de bastante tempo perdido, normalmente aceleramos a feitura no último momento escolhendo o caminho mais seguro e banal. Saímos do projeto cansado, e sem saber de onde saímos e para onde fomos.

Não tem problema trabalhar e tentar fazer coisas fora do que estamos estritamente propostos e capacitados previamente, mas o ideal é que se faça isso com consciência de propósitos, e com atenção para ver se no que estamos dedicando este tempo dará algum retorno verdadeiro, mesmo que simbólico apenas.

Se o que você está fazendo agora não está te levando a objetivos claros, se não apresenta propósitos que justifiquem o tempo investido, muda e substitua por algo que vá realmente te fazer um bem, se profissional, pessoal, sentimental, ou até mesmo um bem prazeroso e de lazer.

*Retirado/copiado/colado do site: http://www.agenciacriacao.com.br/news/como-parar-de-perder-tempo/

Comentários

Postagens mais visitadas